Um empresário do agro estreia na política partidária brasileira logo como senador da República. Eleito primeiro suplente na chapa liderada por Renan Filho (MDB-AL) na disputa pela cadeira pelo estado alagoano no Senado Federal, em 2022, Fernando Farias — também do MDB — terá vez no Congresso Nacional desde o início da legislatura. Isso porque o titular está desde já licenciado do cargo, pois é o ministro dos Transportes do governo Lula.
Natural de Maceió e prestes a completar 71 anos de idade (faz aniversário nesta segunda-feira, 6), Fernando Lopes de Farias tende a ser mais uma voz em favor do agro no Congresso. Casado e com ensino superior completo, o empresário estreante na política tem boa parte dos seus bens relacionados a atividades ligadas ao agronegócio. Ele é sócio, por exemplo, das empresas Jaraguá Agrícola Ltda, Lagense S/A e FMR Alimentos Ltda. Além disso, tem parte de um imóvel rural no município de Flexeiras (AL) e é dono de dois lotes em Marechal Deodoro (AL).
Ao todo, contando outros itens, o agora senador declarou à Justiça Eleitoral ter, no ano passado, o total de mais de R$ 7,7 milhões em bens. Em postagem no Instagram, o MDB destacou que a atuação empresarial — e agropecuária — do mais novo senador brasileiro se deve à “produção de açúcar, álcool, aguardente e bioeletricidade, gerada a partir da moagem do bagaço de cana”.
O partido político reforça o fato de que Farias nunca havia disputado cargo público até as eleições gerais de 2022. Também pela rede social, ele destacou o desafio de assumir a função de senador.
Projetos defendidos pelo empresário do agro e agora senador
Em nota enviada à imprensa, Fernando Farias apontou quais serão as prioridades no início de mandato como senador. Nesse sentido, valorizou ser defensor da produção sustentável. “Vou priorizar a defesa do meio ambiente e a produção de combustíveis sustentáveis, em especial o etanol”, afirmou o parlamentar alagoano.
No Senado, Farias espera, ainda, ser o elo entre o governo estadual de Alagoas e o primeiro escalão do Executivo federal. Dessa forma, colocou-se como apoiador do governador alagoano, o também emedebista Paulo Dantas.
“Priorizar a defesa do meio ambiente e a produção de combustíveis sustentáveis” — Fernando Farias
“Vou me colocar à disposição do nosso governador Paulo Dantas e trabalhar muito para honrar este mandato, ajudando a levar recursos para nosso estado e reforçando a governabilidade, o respeito as instituições e a defesa da democracia”, afirmou o senador, segundo divulgado pela equipe de comunicação.
Suplentes fortalecem a bancada do agro no Senado
Fernando Farias não é, contudo, o único suplente a exercer mandato no Senado que tem vínculo com o agronegócio. Além do empresário do agro de Alagoas, Margareth Buzetti (PSD-MT) anunciou que irá trabalhar em prol do desenvolvimento e fortalecimento do setor. Ela, que é suplente de Carlos Fávaro (ministro da Agricultura), até já se filiou à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), conforme informou o site do Canal Rural na última semana.