Faemg participa de agenda sobre descarbonização com o governo

Memorando de Entendimento com o Reino Unido reforça parceria rumo à descarbonização da economia
Cônsul do Reino Unido, Lucas Brown, embaixadora Stephania Al-Qaq e o presidente Antônio de Salvo

O Sistema Faemg Senar, representando mais de 600 mil produtores rurais mineiros, participou da assinatura do Memorando de Entendimento de cooperação entre o Governo de Minas, Reino Unido e Irlanda do Norte. A cerimônia, realizada nesta segunda-feira (24/4), mantém a parceria iniciada em 2020, com a adesão do Estado, junto ao setor produtivo, à campanha global Race to Zero.

O documento reforça o compromisso do Estado e dos setores econômicos em contribuir para a descarbonização das atividades da economia. Além disso, busca fomentar a atração de investimentos sustentáveis em Minas. O presidente Antônio Pitangui de Salvo representou o Sistema Faemg Senar na cerimônia.

Presidente Antônio Pitangui de Salvo destacou ações do agro à embaixadora e ao governador Romeu Zema e secretária Marília Melo

Ele destacou as contribuições do agro ao governador Romeu Zema, à embaixadora Stephanie Al-Qaq e aos secretários de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, e Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

“A maior contribuição é para que os outros setores da economia, e não só do Brasil, mas também do Reino Unido, entendam o que o nosso agro pode fazer para melhorar as condições climáticas do mundo. O Sistema Faemg Senar está aqui exatamente para, junto com o Governo de Minas, mostrar as oportunidades que o setor da agricultura e pecuária mineira pode trazer de positivo para a agenda do Raze to Zero”, comentou.

Relevância do agro

O governador Romeu Zema reforçou o compromisso do agro em Minas para reduzir a emissão de gases na atmosfera e na preservação dos recursos naturais. Ele reforçou também a importância do produtor rural para o alcance das metas de descarbonização.

Assinatura ocorreu na Cidade Administrativa com representantes da Embaixada, do governo e do setor produtivo

“Eu sei que hoje, a grande maioria dos produtores rurais, 90% talvez, têm plena consciência da importância de manter aquela vegetação nas margens dos cursos d’água, de manter a vegetação próxima às nascentes. Porque eles sabem melhor que ninguém que sem água, sem um clima propício, a produção vai cair”, assinalou.

Zema ainda observou que, no futuro, o Estado deve aliar crescimento da produção agrícola com a garantia de boas práticas ambientais. “Hoje, Minas tem condições de até quadruplicar sua produção agrícola sem cortar árvores, só usando tecnologia ou recuperando áreas degradadas, que é um trabalho que já está sendo feito pelos produtores. Isso significa que teremos nos próximos anos uma produção maior sem afetar o meio ambiente e, também, recuperando áreas”, complementou.

Marília Melo, secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, relembrou a adesão do Race to Zero junto ao setor produtivo. Ela classificou o agro como o setor “mais parceiro” do Estado rumo à descarbonização da economia. “Nós sabemos o papel do produtor e como ele é importante para que a gente avance e tenha a nossa agricultura no lugar que ela merece”, observou.

Futuro

A embaixadora Stephanie Al-Qaq parabenizou o Governo de Minas pelas ações e destacou que o Estado deve registrar bons resultados no futuro a partir das ações que estão sendo adotadas. “O Brasil é um país que vai mudar o mundo para melhor. Mas precisamos de pessoas com coragem e liderança, capazes de assumirem missões difíceis. Quando o governador Romeu Zema assumiu o compromisso do Race to Zero, foi uma decisão muito importante, que mostra para a população que são pessoas como você que vão liderar as mudanças para o futuro. Essa parceria com o Governo de Minas já trouxe coisas importantes e no futuro faremos muito mais juntos. Podem contar com a participação do Reino Unido”, afirmou.

Acordo

O Memorando de Entendimento de cooperação busca a manutenção da parceria nas medidas climáticas e estratégias de redução de gases carbônicos na economia do estado. A renovação do memorando, que foi firmado entre Minas e o Reino Unido em 2020, vai contribuir para que o estado alcance a neutralidade de emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, meta estabelecida pelo Plano Estadual de Ação Climática para atingir o cenário comprometido na campanha Race To Zero.

A continuidade do acordo vai fortalecer o protagonismo e liderança do Governo de Minas nesta agenda. O governador celebrou a continuidade da parceria e ressaltou o que já está sendo feito em Minas Gerais para reduzir a emissão de gases e o desmatamento, sem prejudicar a produção.

Compartilhe

CONTINUE LENDO

× Converse com a nossa equipe