As mulheres foram as protagonistas, nesta quinta-feira (20), no Sistema Faemg Senar. Mais de 200 pessoas participaram do Encontro das Líderes do Agronegócio, um evento organizado pela Gerência da Mulher, do Jovem e de Inovação com apoio da Comissão de Direito do Agronegócio de Minas e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Representantes de quatro estados estiveram presentes ao evento que abordou temas sobre liderança, educação e a representatividade feminina no agro.
Encontro que, segundo o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, faz com que as mulheres sejam multiplicadoras do conhecimento em suas propriedades. “Reunimos hoje as lideranças femininas, e isso é muito bom, porque entendemos a necessidade da presença das mulheres dentro do agronegócio, participando ativamente ao lado do produtor rural, mostrando um outro olhar. E hoje, após um dia inteiro de debates, que elas possam voltar para suas propriedades e multiplicar o que foi aprendido aqui”, avalia.
Quase 1 milhão de propriedades rurais no Brasil são dirigidas por mulheres, segundo o último Censo Agropecuário feito pelo IBGE. Número que mostra a importância de promover eventos que promovam a conexão entre esse público.
“Ao reunirmos as lideranças femininas queremos fortalecer a imagem positiva do agro, mostrando a relevância e o impacto da mulher no trabalho dentro e fora de porteira”, avalia a gerente, Silvana Novais.
Palestras
Ao longo do dia várias palestrantes compartilharam experiências sobre liderança, representatividade e educação participativa.
Com o título “Transformação Agrohumana”, a professora na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e fundadora da startup WantU-Agro Raquel Menezes falou sobre o papel da liderança de mulheres na sustentabilidade e inovação no agronegócio.
As presidentes das comissões das Mulheres da CNA, Stefani Ferreira; da Faemg Mulher, Lílian Laugthon; e do Direito do Agro na OAB/MG, Valéria Lemos, abriram as atividades da tarde falando sobre a importância desses grupos para o fortalecimento do trabalho das mulheres no campo.
Stéphanie Ferreira falou sobre sua trajetória desde quando ingressou na CNA Jovem até se tornar presidente da Comissão Nacional de Mulheres do Agro da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA).
A idealizadora do projeto “De olho no material escolar”, Ana Nery, abordou a educação no Brasil e como os conteúdos pedagógicos são importantes na construção de uma imagem positiva do agro para as futuras gerações.
O projeto Agro na Escola do Sistema Faemg Senar, que compartilha com crianças de escolas públicas conhecimentos sobre as cadeiras produtivas e a importância do setor para colocar o alimento na mesa, foi apresentado pela analista Michelle de Paula.
Ainda no tema Lideranças que educam, a coordenadora pedagógica do Sistema, Cristiane Trigueiro, foi mediadora de uma roda de conversa com as integrantes da Comissão Faemg Mulher Viviane Cunha e Juliana Rezende Mello.
Autoridades
Estiveram presentes os vice-presidentes do Sistema, Renato Laguardia e Ebinho Bernardes; o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr.; a deputada federal, Greyce Elias; o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas, Thales Fernandes; a deputada estadual Ludmila Falcão; o presidente da OAB Seção MG, Sérgio Rodrigues Leonardo; o presidente da OAB – CAA Minas Gerais, Gustavo Chalfun; e a presidente da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, Cristiana Gutierrez.