Créditos da matéria: Sistema FAEMG/SENAR
Cerca de 200 pessoas entre produtores, técnicos, estudantes e outros convidados participaram, nesta sexta-feira (13/9), do Dia de Campo promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo em parceria com o Sistema Faemg Senar. O evento foi marcado pela troca de conhecimento e apresentação de novas tecnologias e soluções para o agronegócio.
Na oportunidade, o presidente do Sistema, Antônio de Salvo falou sobre os desafios e as expectativas para o setor do agronegócio e destacou a importância da inovação, da sustentabilidade e da qualificação profissional, principalmente por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), para garantir que o setor possa avançar no cenário global. “O agronegócio brasileiro tem um papel fundamental na economia do país e no mundo. Precisamos continuar caminhando juntos e acreditando no nosso potencial para crescermos mais com base em pesquisa, força política e transferência de tecnologia, garantindo mais qualidade de vida e renda para as famílias rurais”.
Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo, Thiago Guimarães reforçou seu compromisso com o desenvolvimento da Central Mineira. “É uma região muito produtiva, com boa topografia, bom clima e terras férteis. Em Dias de Campo como este, compartilhamos informações técnicas e atualizadas, e fortalecemos as relações para que os produtores sintam-se mais confiantes e sempre prontos a pensar em sustentabilidade ao se depararem com oportunidades como as mais recentes discussões sobre a região da nova fronteira agropecuária”, comentou Guimarães.
Diversidade agropecuária
O evento contou com duas estações especiais: “Genética em campo”, Programa de Aceleração do Melhoramento Genético Pecuário de Minas Gerais de iniciativa do Sistema Faemg Senar, por meio do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (Inaes), em parceria com a startup Agro10X; e Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que demonstrou as boas práticas de gestão em propriedades atendidas em cinco cadeias produtivas como bovinocultura de leite, corte, apicultura (agroindústria), grãos e queijos (agroindústria). demonstrando o potencial da agropecuária da região.
Outra novidade deste ano foi a visita de alunos de escolas municipais e estaduais. A iniciativa visa incentivar o interesse das novas gerações pelo campo e promover a educação para o agronegócio.