Veja os novos valores de referência para o leite

Prazo para pagamento das parcelas dos financiamentos que vencem em 2024 será adiado; medida acontece após repercussão do “Minas Grita pelo Leite”

O Conseleite-MG (Conselho Paritário entre Produtores de Leite e Indústrias de Laticínios) divulgou, nesta terça-feira (26/3), o novo valor de referência do leite. O valor médio de referência do leite entregue em março/24 a ser pago em abril/24 é de R$ 2,3243. A cifra foi definida durante reunião da diretoria do Conseleite.


Para o presidente da Comissão Técnica da Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar e integrante da diretoria do Conseleite-MG, Jônadan Ma, o resultado ainda ficou abaixo das expectativas, apesar de um pequeno aumento em relação ao último mês. “Uma preocupação maior que nos foi apresentada foi o alto nível de importações do leite em pó e de queijos também neste mês de março. Houve uma pequena redução em relação ao mês anterior, no caso de fevereiro, em relação também ao mesmo período do ano passado. No entanto, a importação foi na ordem de 185 milhões de litros”, disse Jônadan lembrando que o aumento ocorreu mesmo com a vigência do decreto 11.732.


O texto alterou as regras do Programa Mais Leite Saudável, fazendo com que laticínios habilitados, que conduzirem programas de assistência técnica aos fornecedores, poderão aproveitar até 50% dos créditos presumidos gerados pela aquisição de leite, desde que apliquem 5% do montante em projetos de amparo aos produtores. Para empresas não participantes, o aproveitamento dos créditos é de 20% do total. “Isso prova que existem outras áreas, outros segmentos importando leite em pó e queijo que não sejam meramente laticínios. Outras indústrias de alimentos, atacadistas, varejistas, importadores, e isso também está desbalanceando demais a nossa cadeia produtiva”, acrescentou o presidente da Comissão Técnica da Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar.  


De acordo com Jônadan, um ponto observado e discutido na região do Conseleite foi que os prejuízos com as importações não estão restritos aos produtores. “As indústrias também estão tendo prejuízo porque estão trabalhando com muito mais ociosidade e não estão conseguindo operar em plena capacidade. Isso também é algo indesejável e temos que reverter a situação o mais breve possível. Por isso que o Conseleite vem mostrar uma realidade que o valor está em recuperação. No entanto muito abaixo do esperado. Após tantos meses de operação, de trabalho, de produção de leite por parte do produtor em prejuízo total. Essa recuperação deveria ser mais rápida para tentar salvar o produtor de leite”, lamentou Jônadan.


Veja os valores:

Para mais informações e fazer a simulação do valor do leite produzida em sua propriedade, o produtor deve acessar a página do Conseleite-MG, clicando aqui.

Compartilhe

CONTINUE LENDO

× Converse com a nossa equipe